20111201

Bilionário Mark Cuban ignora editoras tradicionais e vira escritor de e-book

O dono do time de basquete Dallas Mavericks, Mark Cuban, em um dos jogos da equipe este ano.

Mark Cuban tem 335.000 amigos no Facebook e 760.000 seguidores no Twitter. Esta semana, Cuban, que ficou bilionário com a internet e é proprietário do time de basquete Dallas Mavericks, está testando até que ponto seus fãs são realmente seus amigos.

Cuban escreveu um livro eletrônico de 30.000 palavras: "How to Win at the Sport of Business: If I Can Do It, You Can Do It" ("Como vencer no esporte dos negócios: Se eu consigo, você consegue"). Compilado do blog que Cuban vem escrevendo ao longo dos anos sobre sua carreira profissional, estará à venda por apenas US$ 2,99 através de varejistas on-line de livros digitais. Para impulsionar as vendas, Cuban planeja aproveitar todos os seus seguidores na rede.

"Tudo o que preciso fazer é conseguir que eles prestem atenção e cliquem no link", diz ele, estimando que suas postagens no blog atraem entre 50 mil e um milhão de leitores.

A publicação mostra como a popularidade crescente dos e-books, e a ascensão das redes sociais estão alterando o cenário da publicação de livros. Cuban, que fez fortuna vendendo uma empresa para a Yahoo Inc. durante o boom das pontocom, diz que ao longo dos anos já lhe ofereceram "uma tonelada de dinheiro" para escrever a história da sua vida. Ele sempre se recusou, não querendo assumir as exigências associadas à publicação tradicional.

"Eu não estava disposto a fazer uma turnê de autógrafos pelas livrarias do país, nem me agradava o risco financeiro de promover um livro físico", disse Cuban, via e-mail. Mas este livro está sendo publicado pela Diversion Books, editora digital de propriedade de Scott Waxman, seu agente literário. Waxman não quis comentar detalhes financeiros.

Cuban talvez não faça, necessariamente, uma cesta de três pontos com seu livro. Boa parte de "How to Win at the Sport of Business " já apareceu on-line gratuitamente, portanto não está claro quantos leitores estarão dispostos a pagar por esse conteúdo. Mas Cuban, observando que reescreveu os textos dando-lhes um novo foco, não está preocupado.

Indagado quantas cópias gostaria de vender, Cuban responde: "Tantas quanto as pessoas quiserem comprar. Ou seja, espero, um bilhão de exemplares".

A maioria dos escritores quer que os seus leitores se debrucem sobre cada palavra. Cuban, porém, não pensa assim. "Não se sinta obrigado a lê-lo como um livro", escreve ele no prefácio. "Use-o como uma maneira de se energizar. Uma maneira de se motivar."

Cuban disse que também espera receber feedback do público. Ele dá seu e-mail no prefácio e pede aos leitores que lhe escrevam. E acrescenta que a chance de receber uma resposta "com certeza vai aumentar se você me disser que achou o livro brilhante". Fonte The Wall Street Journal.

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