20140308

Palestra Liderança Situacional

Palestra Liderança Situacional
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O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.

A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.

Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:

• Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
• Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas ideias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
• Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
• Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.

Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização.
A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.


Criatividade e Inovação. Mudança, Transformação e Visão Estratégica

QUESTÕES QUE SERÃO ESCLARECIDAS NA PALESTRA:
• Como liderar na nova realidade mundial
• Quais são as qualidades e habilidades essenciais do líder da nova geração
• As organizações serão desafiadas como nunca a buscar soluções e desenvolver alternativas para preservar sua competitividade
• Num ambiente como este, são as pessoas e a maneira de liderá-las que farão a diferença e determinarão o sucesso nos negócios
• É através de equipes coesas e em sua mais alta performance que as empresas poderão identificar e aproveitar oportunidades, otimizar os negócios e posicionar-se em um novo patamar competitivo
• A nova realidade mundial exige das pessoas de todas as áreas novos desafios, mudanças, reavaliação do cenário para o efetivo aproveitamento de tendências e oportunidades emergentes
• Esta palestra mostra como as lideranças devem alinhar praticas e conceitos inovadores
• O conhecimento e o treinamento sistemático de líderes e gestores são diferenciais determinantes para a execução da sua estratégia competitiva e podem representar o diferencial para o sucesso nos negócios
• Temas essenciais para a atualização de conceitos, com demonstração de cases e práticas comprovadas por instituições e empresas que fazem a diferença no mundo corporativo
• Como novos conceitos de liderança podem tornar a empresa um organismo inteligente
• Quais são as qualidades que definem um líder
• Quando a liderança faz a máxima diferença
• Como desenvolver sua liderança para obter grandes resultados
• Desenvolvimento de líderes focados no cliente
• O líder como estrategista
• O líder como executor
• O líder como gestor de talentos
• O líder como desenvolvedor de capital humano
• O líder como exemplo pessoal e profissional
• Como liderar com foco estratégico no cliente interno e externo
• É a pessoa na cúpula ou é a equipe que faz a diferença
• Como desenvolver lideranças em seu próprio time
• O que motiva as pessoas a trabalhar com afinco
• O que os líderes podem fazer para motivar contribuições produtivas e inovadoras

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