20140308

LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS

LIDERANÇA E GESTÃO DE CONFLITOS
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Este curso é apresentado em três modulos:
Modulo I - LIDERANÇA – Mudança, Transformação e Visão Estratégica
Modulo II - LIDERANÇA NA PRÁTICA EFETIVA para Gestores Supervisores de Equipes
Modulo III- GESTÃO DE CONFLITOS

Curso 100% interativo - Com apresentação diferenciada, descontraída, empolgante.
Neste curso são realizadas dinâmicas, de liderança e conflitos surpreendentes.

Público Alvo: Gestores, supervisores, intraempreendedores e líderes de equipes. A todos os profissionais que desejam aprimorar habilidades nas relações pessoais e profissionais, ampliar visão estratégica e aprimorar a gestão de mudanças e conflitos.

Carga horária: 16 horas - Instrutor: Narciso Machado

Modulo I
LIDERANÇA – Mudança, Transformação e Visão Estratégica

Objetivo: Neste MODULO você verá.
• Como liderar na nova realidade mundial
• Quais são as qualidades e habilidades essenciais do líder da nova geração
• As organizações serão desafiadas como nunca a buscar soluções e desenvolver alternativas para preservar sua competitividade.
• Num ambiente como este, são as pessoas e a maneira de liderá-las que farão a diferença e determinarão o sucesso nos negócios.
• É através de equipes coesas e em sua mais alta performance que as empresas poderão identificar e aproveitar oportunidades, otimizar os negócios e posicionar-se em um novo patamar competitivo.

Foco: Visão Estratégica – Mudança – Transformação – Inovação

Conteúdo
• A nova realidade mundial exige das pessoas de todas as áreas novos desafios, mudanças, reavaliação do cenário para o efetivo aproveitamento de tendências e oportunidades emergentes.
• Este curso mostra como as lideranças devem alinhar praticas e conceitos inovadores.
• O conhecimento e o treinamento sistemático de líderes e gestores são diferenciais determinantes para a execução da sua estratégia competitiva e podem representar o diferencial para o sucesso nos negócios.
• Temas essenciais para a atualização de conceitos, com demonstração de cases e práticas comprovadas por instituições e empresas que fazem a diferença no mundo corporativo

Programa
• Como novos conceitos de liderança podem tornar a empresa um organismo inteligente
• Quais são as qualidades que definem um grande líder
• Quando a liderança faz a máxima diferença
• Como desenvolver sua liderança para obter grandes resultados

DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES FOCADOS NO CLIENTE
• O líder como estrategista
• O líder como executor
• O líder como gestor de talentos
• O líder como desenvolvedor de capital humano
• O líder como exemplo pessoal e profissional
• Como liderar com foco estratégico no cliente interno e externo
• Como criar um clima de envolvimento dos liderados com a organização, a marca, produtos e serviços ao cliente
• É a pessoa na cúpula ou é a equipe que faz a diferença
• Como desenvolver lideranças em seu próprio time
• O que motiva as pessoas a trabalhar com afinco
• O que os líderes podem fazer para motivar contribuições produtivas e inovadoras
• Quais são os melhores planos de trabalho, planos de remuneração e métodos de promoção
• O que é necessário para tomar decisões bem fundadas na hora certa

AS QUALIDADES E HABILIDADES ESSENCIAIS DO LÍDER DA NOVA GERAÇÃO
• Liderança em um contexto em constante transformação
• Liderança na nova ordem mundial – meio ambiente – energia – economia – ação social
• Liderança em todos os níveis da empresa
• Como aproveitar o espírito, a criatividade e a inteligência coletiva da equipe

COMO CONSEGUIR RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS COM PESSOAS
• As pessoas e a cultura como fontes importantes do sucesso organizacional
• Por que muitas empresas não implementam as melhores práticas de gestão de pessoas
• Como harmonizar a estratégia do negócio e as práticas de liderança e gestão para obter alinhamento e consistência
• Como líderes eficazes entendem a importância das emoções e de envolver o coração das pessoas, não apenas a mente
• Como eliminar o medo dentro da organização
• Quais são as habilidades de liderança necessárias para obter o envolvimento dos funcionários e reter talentos

GESTÃO DA LIDERANÇA
• Como administrar as mudanças em um mundo complexo
• Os novos fatores e tendências para garantir o alto desempenho
• A gestão da mudança e a necessidade da empresa inovar para manter a competitividade
• Ambientes em movimento: economia mundial, redes de relacionamento, meio ambiente, pressão para mudar
• Como sobreviver aos ciclos do ambiente de negócios, reforçar a confiança e reter talentos
• Como equipes de alto desempenho lidam com situações difíceis
• Adquirindo confiança para vencer: como os melhores líderes se preparam para o futuro
• As diferenças entre vencedores - perdedores – responsabilidade – colaboração – proatividade – adaptabilidade
• Como colocar o propósito no coração da estratégia
• Liderança inovadora
• Como liderar num mundo reconfigurado
• O líder de vanguarda - estrategista para alianças globais
• Como entender as mudanças externas e antecipar-se a elas
• Como traduzir a estratégia em prioridades e ações precisas
• Como capacitar pessoas e a organização para a velocidade e a flexibilidade
• Como unir pessoas, estratégias e operações

COMO DECIDIR
• Por que o discernimento é essencial para tomada de decisões
• Como estabelecer um processo, para decidir corretamente com consistência
• As fases do processo de discernimento: a preparação - a decisão - a execução
• Como identificar momentos cruciais de discernimento pessoal em 3 áreas críticas: pessoas – estratégia – crise
• Como reconhecer o momento crítico antes de uma decisão
• Como aperfeiçoar o seu discernimento e aumentar as chances de sucesso em suas decisões
• Como o surgimento de novas e poderosas tecnologias estão alterando radicalmente a natureza do trabalho, as fronteiras da empresa, a competição e as responsabilidades de seus líderes
• Como as empresas estão sendo afetadas pelas tecnologias sociais
• Quais são as novas ferramentas que facilitam a obtenção de conhecimentos, a coletivização da inteligência, a localização de expertise e a formação de redes sociais estratégicas para resultados efetivos
• Como os líderes podem utilizar essas tecnologias para reconfigurar a organização e inspirar as pessoas
• Quais são as características das lideranças em uma era de tecnologias de ruptura

Modulo II
LIDERANÇA NA PRÁTICA EFETIVA para Gestores Supervisores de Equipes
Objetivo: Neste MODULO você saberá que, não basta apenas o conhecimento técnico e teórico, é preciso desenvolver a competência em liderar.

A sensibilidade do Líder permite estabelecer empatia com os membros do grupo, o que facilita seu trabalho de motivar, incentivar, ouvir e encontrar formas de colocar em ação as ideias que surgem.
O Líder se destaca pela capacidade de desenvolver os liderados, agindo como coach e obtendo assim respeito pelo grupo.
Um gestor deve conhecer todos os seus colaboradores; identificar quais são as potencialidades e as oportunidades de melhoria em cada um deles; descobrir quem são os potenciais líderes e como fazer com que seus liderados resolvam os desafios que surgem no dia a dia.

Este treinamento objetiva proporcionar ferramentas para aprimorar o papel do gestor de equipes, focando o gerenciamento de metas, a capacitação da equipe, a geração de estímulos de motivação para seus liderados e medição dos resultados através de indicadores de desempenho.
Fortalecer as características essenciais da liderança: planejamento, comunicação, relacionamento interpessoal, coaching e administração de conflitos, através do estímulo ao comportamento motivado dos liderados, favorecendo a performance da equipe.

Aprimorar a comunicação interpessoal, reconhecendo o potencial e as dificuldades de cada participante, oferecendo métodos capazes de aprimorar e fortalecer relacionamentos duradouros.
Desenvolver e aprimorar a comunicação em equipe.
Refletir sobre as novas tendências e as ondas de mudanças para a liderança e a compreensão dos quadrantes da mudança.

Discutir os impactos da cultura organizacional e o seu efeito transformador nas relações internas no ambiente de trabalho como poderoso instrumento aglutinador de energias entre pessoas.
Refletir sobre a importância do estabelecimento de objetivos para se atingir resultados mensuráveis.
Gerar estímulos para motivação pessoal e das equipes e fortalecer o processo de comunicação inter e intradepartamental.

Gerar melhores resultados em negociações através do uso prático da programação neurolinguística.
Exercitar a utilização de práticas de coaching no exercício de sua liderança garantindo o desenvolvimento de comandados.
Desenvolver competências necessárias para que gestores fortaleçam a relações para os grupos atuarem como equipes.

Metodologia: Altamente participativa, com estudo de situações reais, análise de casos e cenas de filmes para aprimoramento dos estilos de liderança e das competências chave essenciais para o crescimento profissional e sua contribuição aos resultados da organização. Discussão sobre o papel do Líder na construção do clima motivacional, essencial ao desenvolvimento do espírito de equipe.

Programa
• A velocidade das mudanças no ambiente empresarial
• A necessidade de desenvolver Competências
• O novo perfil do Gestor
• Habilidades necessárias ao papel:
• Técnicas/Humanas/Conceituais
• Diferenças entre chefes e líderes na prática
• Estilos de liderança:
• A visão do ser humano determinando o estilo
• Adequando o estilo aos diferentes níveis de maturidade da equipe
• Comunicação Empresarial
• O Processo de comunicação dentro das organizações
• Comunicação Interpessoal
• Comunicação assertiva
• A comunicação como diferencial competitivo
• Os problemas mais comuns na comunicação
• A interferência da hierarquia e a departamentalização
• Aprimorando a competência de comunicação
• Feedback construtivo
• Reconhecendo desempenhos diferenciados

Modulo III
GESTÃO DE CONFLITOS

Objetivo: Neste MODULO, você vai aprender formas de analisar comportamentos e compreender as bases mais importantes dos relacionamentos. Buscar o melhor de todos para estabelecer relacionamentos profissionais em novo patamar de qualidade e resultados.
O Relacionamento Interpessoal é uma das inúmeras variáveis que interferem na produtividade, na comunicação, na construção da confiança e na cooperação entre as pessoas gerando consequências aos resultados organizacionais.

Promover o autoconhecimento para que as pessoas possam melhor reconhecer - a si e aos outros, aliviando tensões no trabalho e na vida pessoal, tornando-se mais produtivas e motivadas.
Uma oportunidade de reflexão sobre os papéis que assumimos nas relações, as emoções envolvidas, como lidar com preconceitos e estereótipos, a administração de conflitos e a responsabilidade de cada um em relação ao ambiente de trabalho.
Compreender a dinâmica dos comportamentos das pessoas e das interações, nos relacionamentos difíceis.

Destacar papéis, atitudes e comportamentos mais adequados diante de pessoas e situações difíceis.
Apresentar técnicas para lidar com os comportamentos “difíceis”.
Preparar pessoas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional, proporcionando condições, que sejam facilitadoras, para a prática de comportamentos e atitudes assertivas.

Aprimorar as habilidades de comunicação dos participantes, enfatizando a comunicação verbal e a não verbal, como condições de aprimoramento nas relações humanas, reconhecendo o potencial e as dificuldades de cada participante, oferecendo métodos capazes de aprimorar e fortalecer relacionamentos duradouros.
Desenvolver nos participantes a importante competência de dar e receber feedback de modo assertivo em ambientes de trabalho.

Identificar, analisar e fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.
Fornecer aos participantes formas de aprimorar as relações interpessoais por meio de métodos estudados da psicologia social, tanto individual como coletivo.
Estimular o reconhecimento do potencial e as dificuldades para se trabalhar com pessoas.

Foco: Ações e atitudes comportamentais que afetam a interação nas organizações. Relacionamentos Difíceis no Trabalho. Relações Interpessoais e Conflitos. Inteligência Interpessoal

Metodologia: Altamente participativa, com apresentação expositiva de conceitos e reflexões, estudo de situações reais, análise de casos, cenas de filmes apropriadas aos conceitos tratados e instrumentos de auto percepção para aprimoramento dos estilos de liderança e das competências chave essenciais para o crescimento profissional e sua contribuição aos resultados da organização.

Programa
OS CONFLITOS
• Origem, tipos, formas e fatores que contribuem para criação e desenvolvimento de conflitos
• Administração de conflitos
• Interpessoais e intergrupais
• O papel do líder no gerenciamento de conflitos
• Geração de consenso
• Fatores que facilitam a aceitação da liderança por parte da equipe e geram motivação
• Construindo equipes vitoriosas através da liderança motivada
• Analisando interativamente os relacionamentos
• Crenças e valores individuais e grupais
• Compreendendo as pessoas
• Interpretando comportamentos
• Empatia - conferindo credibilidade e segurança a si próprio
• Competência interpessoal:
• Técnicas para ter autocontrole e seus caminhos práticos
• Desenvolvendo sua competência comunicativa: declarando suas necessidades e sentimentos
• Como adotar comportamentos favoráveis a administração eficaz dos conflitos como: autocontrole, empatia, respeito e comunicação verbal e não verbal adequadas
• Como desenvolver um plano de ação e capacitação para melhoria das relações interpessoais

RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS NO TRABALHO
• Como identificar pessoas difíceis
• Como entender a diversidade
• Dinâmica das dificuldades interpessoais
• Papéis que atuam ampliando as dificuldades
• Papel que atua resolvendo dificuldades interpessoais
• Aceitar, revoltar-se ou conformar-se
• Comunicação que qualifica ou desqualifica
• Questão da confiança na comunicação – coerência entre discurso e prática
• Perfil e estilos de atitudes que influenciam no tipo de relacionamento
• Comunicação assertiva nos relacionamentos difíceis
• Como ter atitude e comportamento positivos nos relacionamentos difíceis

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E CONFLITOS
• Competência Interpessoal
• Complementações adequadas e inadequadas dos papéis
• Preparando para entender os Conflitos
• Preconceitos e Estereótipos
• Hostilidades e atritos pessoais
• Empatia: reconhecer as emoções nos outros
• Visão tradicional e visão atual de Conflitos
• Fontes de Conflitos Organizacionais
• Métodos de Administração dos Conflitos:
• Estímulos – Redução - Solução
• Tipos de Conflitos: positivos e negativos
• Identificação e análise das manifestações conflituosas
• Como trabalhá-las: superação de conflitos
• Feedback como instrumento de relações
• Como dar e como receber
• Habilidades e Dificuldades
• Reavaliando comportamentos e atitudes
• A coresponsabilidade - gerentes e subordinados, na criação e manutenção de um clima de harmonia nas relações humanas no trabalho

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
• Evolução do homem e os conflitos
• Compreensão e auto análise de atitudes básicas : Saber escutar sem julgar; saber separar a pessoa do problema; ser você mesmo; ter senso de comunidade; compartilhar poder e valorizar o crescimento das pessoas
• Técnicas para ter autocontrole – caminhos práticos
• Assertividade : Uma filosofia de vida capaz de oferecer relações saudáveis e produtivas
• Os caminhos do conflito: Agressão - Submissão
• Desenvolvendo sua competência comunicativa
• Negociando de forma personalizada para ter relacionamentos duradouros
• Como adotar comportamentos favoráveis como autocontrole, empatia, respeito,comunicação verbal e não verbal adequada
• Analisando interativamente os relacionamentos
• Crenças e valores individuais e grupais
• Percebendo a si e ao outro
• Relacionamentos como fator decisivo para o desenvolvimento pessoal
• Compreendendo as pessoas
• Demonstrando interesse pelo outro
• Interpretando comportamentos
• Empatia - conferindo credibilidade e segurança a si próprio
• Competência interpessoal: Eu e os outros
• Qual o seu nível de inteligência interpessoal?
• Auto percepção da sua competência interpessoal
• Como desenvolver sua inteligência interpessoal
• Compreensão e auto análise de atitudes básicas: saber escutar sem julgar; saber separar a pessoa do problema; ser você mesmo; ter senso de comunidade; compartilhar poder e valorizar o crescimento das pessoas
• Técnicas para ter autocontrole e seus caminhos práticos
• Desenvolvendo sua competência comunicativa: declarando suas necessidades e sentimentos
• Como adotar comportamentos favoráveis a administração eficaz dos conflitos: autocontrole – empatia - respeito - comunicação verbal e não verbal
• Resolução criativa de conflitos

GESTÃO DE MUDANÇAS
• Definição de cenários - antigo x atual na função da liderança
• Processo de mudança organizacional
• A mudança através das pessoas
• A importância da Visão de Futuro na Obtenção de Resultados
• Estabelecimentos de objetivos
• Critérios necessários quanto à definição de objetivos
• Alinhando os vetores
• Definição de estratégias
• Aplicação de planos táticos
• Critérios na mensuração de resultados
• Indicadores de desempenho
• Percepção do Líder
• O processo perceptivo
• As barreiras do processo criativo
• Como aplicar técnicas de Motivação
• Empowerment
• Como gerar estímulos para motivação da equipe
• Como lidar com subordinados com diferentes níveis de motivação e maturidade
• Métodos, técnicas e dinâmicas para ajustar relacionamentos interpessoais nas empresas
• Conceitos sobre programação neurolinguística
• Como negociar e vender ideias para visuais, auditivos e cinestésicos

ADMINISTRAÇÃO DO STRESS
• Coaching
• O papel do líder coach
• Como desenvolver competências (técnicas, humanas e conceituais) na equipe
• Competências mais exigidas na atualidade
• Elaboração de plano de ação de coaching
• Dinâmica vivencial em coaching
• Aplicação prática das técnicas de coaching para gestores supervisores de equipes.

* Este treinamento é realizado exclusivamente In Company.
** Este programa esta disponível sob forma individualizada (Coaching) consulte-nos.
www.ncm.com.br

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