20120213

Por que a música de Adele Sings, "Someone Like You", faz as pessoas chorarem?

Domingo à noite, como já era esperado, a cantora e compositora britânica Adele sagrou-se a grande vencedora do Grammy Awards americano. Três dos seis prêmios que recebeu foram para o seu sucesso "Rolling in the Deep". Mas é a sua balada "Someone Like You" que se tornou um verdadeiro ícone nos últimos tempos, em grande parte pelo seu poder quase sobrenatural de provocar lágrimas e arrepios nos ouvintes. A música é tão famosa por causar soluços que recentemente o programa de TV americana "Saturday Night Live" mostrou uma esquete humorística em que um grupo de colegas de trabalho tocava a música para poderem dar uma boa chorada juntos. O que explica a magia da música de Adele? Embora a experiência pessoal e a cultura influenciem as reações individuais, os pesquisadores descobriram que determinadas características de uma música se associam consistentemente com a geração de fortes emoções nos ouvintes. Combinadas com uma letra tocante e uma voz poderosa, essas estruturas podem enviar sinais para o sistema de recompensa do nosso cérebro que rivalizam com qualquer outro prazer. Vinte anos atrás, o psicólogo britânico John Sloboda realizou um experimento simples. Ele pediu a alguns amantes da música que identificassem trechos de músicas que sempre desencadeavam uma reação física, como lágrimas ou arrepios. Os participantes identificaram 20 passagens que provocavam lágrimas, e quando Sloboda analisou suas propriedades, descobriu um padrão: 18 delas tinham um recurso musical chamado "appoggiatura". A appoggiatura é um tipo de nota ornamental que entra em choque com a melodia apenas o suficiente para criar um som dissonante. "Isto gera tensão no ouvinte", disse Martin Guhn, psicólogo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, que foi coautor de um estudo de 2007 sobre o assunto. "Quando as notas voltam à melodia já antecipada, a tensão se resolve, e isso dá uma sensação boa." Muitas vezes os ouvintes sentem calafrios nesses momentos de resolução. Quando ocorrem várias appogiaturas seguidas em uma melodia, gera-se um ciclo de tensão e de relaxamento. Isso provoca uma reação ainda mais forte, e é aí que as lágrimas começam a fluir. "Someone Like You", que Adele compôs com Dan Wilson, é salpicada com notas ornamentais semelhantes a appogiaturas. Além disso, durante o refrão, Adele modula ligeiramente o tom da voz no final das notas longas, logo antes de o acompanhamento passar para uma nova harmonia, criando mini-montanhas-russas de tensão e resolução, disse Guhn. Quando a música de repente quebra o padrão esperado, nosso sistema nervoso simpático entra em alerta máximo; nosso coração dispara e começamos a suar. Dependendo do contexto, interpretamos esse estado de excitação como positivo ou negativo, feliz ou triste. Se "Someone Like You" produz uma tristeza tão intensa nos ouvintes, por que é tão popular? No ano passado, Robert Zatorre e sua equipe de neurocientistas da Universidade McGill relataram que a música emocionalmente intensa lança dopamina nos centros de prazer e recompensa do cérebro, semelhante aos efeitos da comida, sexo e drogas. Isso nos faz sentir bem e nos motiva a repetir o comportamento. Someone Like You I heard that you're settled down That you found a girl and you're married now I heard that your dreams came true Guess she gave you things, I didn't give to you Old friend Why are you so shy It ain't like you to hold back Or hide from the light I hate to turn up out of the blue uninvited But I couldn't stay away, I couldn't fight it I hoped you'd see my face and that you'd be reminded That for me, it isn't over Never mind, I'll find someone like you I wish nothing but the best for you, too Don't forget me, I beg, I remember you said Sometimes it lasts in love But sometimes it hurts instead Sometimes it lasts in love But sometimes it hurts instead, yeah You'd know how the time flies Only yesterday was the time of our lives We were born and raised in a summery haze Bound by the surprise of our glory days I hate to turn up out of the blue uninvited But I couldn't stay away, I couldn't fight it I hoped you'd see my face and that you'd be reminded That for me, it isn't over yet Never mind, I'll find someone like you I wish nothing but the best for you, too Don't forget me, I beg, I remember you said Sometimes it lasts in love But sometimes it hurts instead, yeah Nothing compares, no worries or cares Regrets and mistakes they're memories made Who would have known how bitter-sweet this would taste Never mind, I'll find someone like you I wish nothing but the best for you, too Don't forget me, I beg, I remembered you said Sometimes it lasts in love But sometimes it hurts instead Never mind, I'll find someone like you I wish nothing but the best for you, too Don't forget me, I beg, I remembered you said Sometimes it lasts in love But sometimes it hurts instead Sometimes it lasts in love But sometimes it hurts instead, yeah, yeah Alguém Como Você Eu ouvi dizer que você está estabilizado Que você encontrou uma garota e agora está casado Eu soube que seus sonhos se realizaram Acho que ela lhe deu coisas que eu não lhe dei Velho amigo Por que você está tão tímido Não é a sua cara se conter Ou se esconder da luz Eu odeio aparecer do nada, sem ser convidada Mas eu não pude ficar longe, não consegui evitar Eu tinha esperança de que você me olhasse e se lembrasse De que pra mim, não acabou Não faz mal, eu vou encontrar alguém como você Não desejo nada além do melhor para você, também Não me esqueça, eu imploro, eu lembro do que você disse: Às vezes, o amor dura Mas, às vezes em vez disso ele fere Às vezes, o amor dura Mas, às vezes em vez disso ele fere Você deveria saber como o tempo voa Apenas ontem foi o melhor tempo das nossas vidas Nascemos e nos criamos numa neblina de verão Unidos pela surpresa dos nossos dias de glória Eu odeio aparecer de repente sem ser convidada Mas eu não pude ficar longe, não consegui evitar Eu tinha esperança de que você veria meu rosto e que você se lembraria De que pra mim não acabou Não faz mal, eu vou encontrar alguém como você Não desejo nada além do melhor para você, também Não me esqueça, eu imploro, eu lembro do que você disse: Às vezes, o amor dura Mas, às vezes em vez disso ele fere Nada se compara, não se preocupe ou se importe Arrependimentos e erros são produzidos pelas lembranças Quem poderia adivinhar o gosto agridoce que isso teria? Não faz mal, eu vou encontrar alguém como você Não desejo nada além do melhor para você, também Não me esqueça, eu imploro, eu lembro do que você disse: Às vezes, o amor dura Mas, às vezes em vez disso ele fere Não faz mal, eu vou encontrar alguém como você Não desejo nada além do melhor para você, também Não me esqueça, eu imploro, eu lembro do que você disse: Às vezes, o amor dura Mas, às vezes em vez disso ele fere Às vezes, o amor dura Mas, às vezes em vez disso ele fere - http://www.youtube.com/watch?v=NuJd6iOhjY8&feature=related - Narciso Machado - NCM Business Intelligence

Nenhum comentário: