20080111

COMO DECOLAR SUAS VENDAS

Como decolar suas vendas.
Narciso Machado.
A seguir, informações práticas e eficientes que têm feito o sucesso de muitos profissionais de vendas. São dicas fáceis de praticar e facilmente adaptáveis para qualquer tipo de venda, produtos ou serviços. A execução e aplicação dependem exclusivamente do profissional de vendas.

1-Concentre-se no foco, nas metas e objetivos:

Profissionais de sucesso têm forte disciplina e concentram suas ações em resultados, trabalhando direcionados para atingir metas e objetivos bem definidos.

2-Invista na sua imagem pessoal e profissional:

Os clientes gostam de se relacionar com quem tem sucesso. Você começa a demonstrar sucesso com suas ações e atitudes pessoais. A imagem de um profissional deve ser ajustada ao perfil dos clientes com os quais você vai se relacionar, portanto procure adequar a sua imagem pessoal para criar a melhor empatia e simpatia através da melhor e mais eficiente impressão visual.

3-Conheça tudo sobre a sua empresa:

O profissional de vendas precisa estar preparado para responder todas as perguntas dos clientes. Muitos clientes querem saber detalhes da empresa. Quanto tempo de atividade tem a sua empresa? Qual o porte, tamanho e perfil de mercado que a sua empresa atende? Qual o tempo de entrega dos produtos e serviços? Quanto mais você souber para esclarecer as duvidas dos clientes melhores serão os seus resultados em vendas.

4-Conheça
tudo sobre os seus produtos e serviços:

Os produtos estão muitos parecidos, pequenos detalhes podem definir a decisão de compra do consumidor. O profissional de vendas precisa conhecer todos os detalhes e características técnicas dos produtos para, no momento certo, com o cliente certo, saber adaptar as características em benefícios e vantagens para o perfil do cliente que esta na sua frente.

5-Pratique Marketing de Relacionamento:

Nunca comece uma conversa vendendo. Este é um grande erro que os profissionais de vendas cometem, acham que, por serem vendedores, precisam iniciar um contato comercial vendendo. Comece praticando o relacionamento, humanizando-se com a pessoa que esta em contato com você. Apresente-se, faça o seu cliente apresentar-se, procure descobrir o máximo de informações possíveis antes de começar a falar de seus produtos e serviços. Agindo assim você poderá descobrir muitos pontos de convergência positiva que irão facilitar o relacionamento com o seu cliente.

6-Investigue tudo sobre seus clientes:

Necessidades, desejos, percepções, características pessoais, perfil social, econômico e intelectual, tipo e estilo de vida pessoal e profissional, estes são detalhes que podem definir formas e maneiras de abordagem para iniciar uma conversa de vendas.
Quanto mais detalhes o profissional de vendas conseguir obter sobre os seus clientes, melhor será a sua atuação.

7-Mantenha contatos freqüentes;

Pratique contatos permanentes com seus clientes. Mas cuidado para não parecer irritante.
Você precisa ser lembrado, de forma positiva, no momento exato da tomada de decisão de compra pelo cliente. Para que isso ocorra você precisa praticar o relacionamento freqüente.

8-Crie o seu diferencial competitivo:

Procure ajustar as suas ações e atitudes ao perfil do cliente, adaptando, ajustando e procurando a sintonia fina de forma marcante. O marketing profissional praticado com técnica e habilidade cria forte diferencial competitivo. Os profissionais que atuam de forma criativa despertam formas positivas de avaliação na mente do consumidor.

9-Humanize-se com os clientes, procure adequar-se com o estilo deles:

Um relacionamento comercial não pode ser algo frio, seco ou gelado. A essência das relações humanas exige a necessidade dos profissionais de vendas em humanizarem-se com seus clientes.
As pessoas são diferentes, têm estilos diferentes, necessidades diferentes e personalidades diferentes, o profissional de vendas precisa conhecer os seus clientes e humanizar-se com seus estilos, formas e valores de sentir e avaliar uma relação de amizade e relacionamento comercial.
Comprar de um profissional amigo é melhor e mais seguro do que comprar de um estranho.

10-Classifique seus clientes:

O maior patrimônio para um profissional de vendas é a sua relação de clientes, o seu cadastro. Conserve e mantenha permanentemente atualizada a sua relação de clientes. Classifique a sua relação de clientes em: clientes em prospecção, clientes em potencial e clientes efetivos.

11-Conhecimento faz a diferença:

Estude e mantenha-se atualizado sobre tudo que estiver relacionado à sua atividade profissional. Nunca esqueça que, o seu maior concorrente é um vendedor igual a você. Os produtos e serviços até podem ser parecidos, terem preços iguais porem, o grande diferencial competitivo esta na atuação entre dois profissionais. Aquele que souber falar melhor, apresentar produtos e serviços com mais eficiência, conhecimento e confiança terá a decisão de compra do cliente.

12-Esteja sempre alerta:

Projete sua carreira associando a sua imagem, ações e atitudes de forma a transmitir energia e entusiasmo em tudo que você fizer. Os melhores profissionais são aqueles que estão ligados 24 horas por dia durante 7 dias por semana. Esteja atento a todos os detalhes à sua volta, a tudo que diz respeito a sua atividade profissional. Sempre pode surgir uma oportunidade de relacionamento que pode se transformar em um grande e proveitoso negócio.

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