20110615

Em Cingapura, a mania de grandeza é levada a sério


A maior roda-gigante do mundo, a "Singapore Flyer", está bem próxima do gigantesco hotel Marina Bay Sands, que abriga grifes de luxo e passeio de gôndola.
Com 710 quilômetros quadrados e cinco milhões de habitantes, Cingapura pode ser o menor país do Sudeste Asiático, mas ganha cada vez mais fama pela mania de grandeza. A cidade-estado localizada na península malaia abriga a maior roda-gigante do mundo e um hotel gigantesco, com grifes de luxo, passeio de gôndola e um museu com obras de Salvador Dalí.
Batizada de "Singapore Flyer", ela tem 165 metros de altura (equivalente a um prédio de 42 andares), 30 a mais do que a London Eye. Tem 28 cabines de tamanho de um ônibus urbano, que abrigam 28 pessoas e podem servir de ambiente para jantares panorâmicos. Em dias claros, é possível ver delas os países vizinhos Malásia e Indonésia.
Mais uma curiosidade marcou a sua história. Cerca de cinco meses depois de sua inauguração, a rotação da roda gigante teve seu sentido mudado. Especialistas de feng shui - técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes - afirmaram na época que o sentido que ela rodava estava tirando a boa fortuna da cidade-estado.
Em abril de 2010, Cingapura foi palco da inauguração de um dos maiores hotéis do mundo, o Marina Bay Sands, com 2.561 quartos, distribuídos em três torres de 55 andares cada. No Brasil, o total de quartos do Marina Bay Sands seria o equivalente a pouco mais de 10,5 prédios do Copacabana Palace, que tem 243 acomodações.
Estima-se que o investimento no Marina BaySands, incluindo o terreno, tenha sido de US$ 8 bilhões. O empreendimento é da Las Vegas Sands, grupo americano de jogos e de resorts de luxo. No primeiro trimestre de 2011, a Las Vegas Sands teve receita líquida de US$ 2,1 bilhões, com aumento de 58,2% ante igual período de 2010.
O Marina Bay Sands virou atração turística. A área de exposição e eventos tem 120,7 mil metros quadrados, incluindo 250 salas de encontros e um salão principal para 6,6 mil pessoas num banquete, ou 11 mil em formato de auditório.
O shopping center dentro do hotel tem 74,3 mil metros quadrados e lojas de luxo como Chanel, Cartier, Salvatore Ferragamo, Gucci, Hermès e Louis Vuitton.
O consumidor pode até, na área de compras, passear de gôndola e fingir que está em Veneza. Há também um cassino com cerca de 600 mesas de jogos e 1,5 mil "slots machines".
Um museu em forma de flor de lótus, o ArtScience Museum mostra originais de Dalí e reproduções de Van Gogh. Fonte Jornal Valor.

Nenhum comentário: