20140421

Soft skills são tão importantes quanto habilidades técnicas

Não menospreze as “soft skills” – habilidades intangíveis, relacionadas a aspectos da personalidade – na hora de preparar seu currículo. A grande maioria dos empregadores (77%) acredita que essas características são tão importantes quanto as competências técnicas aprendidas para executar um trabalho específico cujo resultado pode ser mensurado, como operar um programa de computador. Para 16%, as “soft skills” são até mais importantes que a capacidade técnica na avaliação de um candidato para uma vaga.

Essas foram as conclusões de uma pesquisa do site de recrutamento CareerBuilder, conduzida nos Estados Unidos, que analisou uma amostra de 2.138 gestores e profissionais de recursos humanos.

“Quando as companhias avaliam os candidatos, procuram pelo melhor de dois mundos: alguém que não só é proficiente em uma função específica, mas também tem a personalidade certa”, disse Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos do CareerBuilder. “Em paralelo às responsabilidades, é importante salientar ‘soft skills’ que deem aos empregadores uma ideia de quão rapidamente você pode se adaptar e resolver problemas, o quanto é confiável para entregar o que promete e quão efetivamente pode liderar e motivar os outros.”
As dez “soft skills” que as companhias mais dizem buscar nos profissionais são:
1) Candidato tem fortes princípios éticos no trabalho: 73%
2) Candidato é de confiança: 73%
3) Candidato tem atitude positiva: 72%
4) Candidato é motivado: 66%
5) Candidato é focado no trabalho em equipe: 60%
6) Candidato é organizado e pode gerenciar múltiplas prioridades: 57%
7) Candidato trabalha bem sob pressão: 57%
8) Candidato é um comunicador efetivo: 56%
9) Candidato é flexível: 51%
10) Candidato é confiante e seguro de si: 46%

Haefner alerta que não é suficiente listar “soft skills” no contato com um potencial empregador. “Dizer que você joga para o time não é suficiente; você tem de mostrar isso”, acrescenta. “Dê um exemplo de como trabalhou em equipe para atingir um objetivo específico. Cite um exemplo de uma situação de grande pressão que conseguiu contornar. Tente tornar tangível o intangível.” Fonte Jornal Valor.

www.narcisomachado.com.br - palestra de Liderança Situacional

Nenhum comentário: