20080428

JORNAL EXCLUSIVO - 28/04/08

Embora o mês de maio seja o mês das mães, é preciso lembrar que maio continua sendo considerado também o mês das noivas. E esta é uma boa oportunidade para que os lojistas incrementem as suas vendas. Calçados para noivos, noivas e todos os tipos de convidados podem estar em evidência nesta época do ano.

O consultor de varejo Oscar Schild (São Leopoldo/RS) diz que as noivas querem ser únicas. "Como é uma data muito importante, o foco deve ser a exclusividade, ou seja, poucos pares para que em um casamento ninguém use o mesmo sapato", frisa. Apesar do sapato ser uma das últimas coisas a ser vista em uma noiva, ele lembra que as madrinhas, mães, tias, avós e amigas também vão querer estar bem produzidas. Assim, calçados para festas podem ganhar um local de destaque na loja.

O consultor de varejo Moacir Moura (Curitiba/PR) diz que é interessante que a loja organize lista de presentes para casamentos, como já acontece com outros segmentos do varejo e que, segundo ele, traz bons resultados em vendas. "No mês de maio a loja deve estar ambientada para esse target de público, é interessante, inclusive, ter uma vitrine voltada para as noivas", frisa.

Schild ressalta que uma dica importante é dar ênfase ao valor que o sapato agrega ao vesti-lo, como conforto, seguranca no caminhar, moda e tendência, ao invés de focar somente o preco. "Muitos expõem produtos caros junto com produtos baratos e o que chama atenção do consumidor, neste caso, é o preco", afirma. Segundo o consultor, deve-se decorar a vitrine com sapatos exclusivos, modernos, chamativos e até ofuscantes, criando o desejo que ultrapassa a necessidade.

Alguns lojistas deixam suas vitrines como verdadeiros depósitos, pode até ser por falta de espaco, mas olhá-las com tantos produtos fica cansativo e os consumidores deixam de comprar, ensina. Outra dica de Schild é fazer parceria com lojas de produtos para noivas e salões de beleza, onde podem ser expostos os sapatos destinados à cerimômia do casamento.

Moura destaca que o lojista pode também linkar este período comemorativo com programas de crédito como, por exemplo, conceder compras sem entrada ou com maior número de parcelas. "É interessante fazer este tipo de promoção integrada", diz. Outro aspecto importante, segundo ele, é trabalhar com o mailling de clientes da loja de diversas maneiras. "Pode-se telefonar para os clientes anunciando produtos ou enviar mala direta por e-mail", fala. Ele apenas desaconselha o envio de material impresso, pois acredita que as pessoas não lêem mais materiais em papel.

Moura diz que o pessoal de atendimento deve estar preparado para auxiliar nas vendas nesta época, que um dos melhores meses em termos de venda para o comércio. "Junto com o Dia das Mães, o mês das noivas é uma época muito emotiva e o lojista deve aproveitar este momento", conclui.

O consultor de varejo Narciso Machado (Vinhedo/SP) concorda. O lojista precisa tratar o mês de maio com um toque especial de emoção. A emoção move o mundo do marketing e das mulheres. "Maio é o mês das Noivas, das Mães e das festas femininas", frisa. Assim, ele aconselha criar vitrines com calçados de festas, muito brilho e requinte para despertar o ego feminino.

"Separar a vitrine com ambientes claros para lembrar de casamentos e festas alegres e separar outro lado da vitrine para calcados de festas noturnas, calcados sofisticados com detalhes e enfeites brilhantes", ensina. Para ele, é importante que seja criado um clima emoção e sofisticação. Isso ajuda e impulsiona o ego para as compras, complementa.


Além disso, Schild lembra de alguns aspectos essenciais para garantir boas vendas em qualquer época do ano, independente de datas comemorativas. "Deve-se ter um ambiente amplo, confortável e de fácil visualização - poluição visual desmotiva a compra -, e vitrines claras, simples e bonitas, que possam atrair o consumidor", enfatiza.

Por Lia Nara Bau/Jornal Exclusivo

Nenhum comentário: