20120630

Quer que eu compre? Deixe-me em paz


Quando Mindy Chun compra produtos de beleza, às vezes ela quer falar com alguém — mas geralmente ela prefere que a deixem em paz.
"Eu não gosto de sentar numa cadeira", diz Chun sobre o ritual das lojas de departamento, onde os vendedores pedem aos clientes que se sentem para demonstrar e tentar vender-lhes os produtos.

Numa ida à loja Bloomingdale's, em Los Angeles, a blogueira de 32 anos encontrou produtos da Clinique expostos em prateleiras e gavetas abertas para que ela pudesse pegá-los e experimentá-los ela mesma. "Isso é um ambiente de baixa pressão", diz ela.

A Clinique, a maior marca de maquiagem e cuidados com a pele dos Estados Unidos, deu uma recauchutada nos seus espaços de venda em lojas de departamento, criando um ambiente onde os consumidores podem comprar sem ser incomodados e experimentar produtos novos sem a interferência de um vendedor.

Os vendedores treinados da Clinique ainda estão disponíveis para responder perguntas, mas os consumidores só precisam interagir com eles na hora de pagar.

"É o fim do 'Proibido tocar'", diz Anthony Battaglia, diretor mundial de design de loja e visual de merchandising da Clinique, que é parte da Estée Lauder Cos. "Nós temos que lembrar o consumidor de que nosso produto está aqui para ser experimentado."

Varejistas nos EUA chamam isso de ambiente de "venda aberta". A tendência decolou na Sephora, a rede de beleza cuja exposição de produtos e items para testes atraem muitos consumidores.

O rompimento com a venda de tradicional é uma mudança enorme para a Clinique, e possivelmente arriscada. Seduzir os clientes com uma conversa sobre os benefícios de um produto novo é especialmente crítico no setor de cuidados com a pele, onde os produtos tendem a ser semelhantes. E os vendedores são a maneira pela qual as empresas empurram aquele produto a mais, convencendo, por exemplo, uma mulher procurando por uma sombra de que ela também precisa de um delineador e talvez ainda de um sérum.
A Clinique informa que sua nova estratégia levou a um crescimento de dois dígitos nas vendas em muitas lojas.

Na nova abordagem da Clinique, os consumidores podem abrir gavetas e experimentar produtos sem pedir permissão. Usando um dos vários iPads instalados ao redor, eles podem fazer pesquisas para identificar problemas de pele e obter recomendações.

A Clinique adaptou o design das lojas de departamento ao redor do mundo. No Brasil, onde os produtos de maquiagem são os que mais vendem, eles ficam expostos em destaque. Em lugares como a China, onde as adolescentes tendem a sair para fazer compras em grupos, a empresa providencia para que haja sempre três cadeiras em frente de cada espelho. Fonte Mimi Ritzen Crawford para The Wall Street Journal.

Narciso Machado

NCM Business Intelligence
 
Quer que eu compre? Deixe-me em paz

Nenhum comentário: