20091030

GESTÃO EM TEMPO REAL

Vem aí a gestão em tempo real.
Com soluções de stream computing, a IBM quer permitir que as empresas detectem e reajam a erros estratégicos em uma fração de segundos.

Não há muitas alternativas: hoje em dia, quem quer monitorar a evolução de metas estratégicas de uma determinada empresa tem de recorrer a um método básico - o consagrado Balanced Scorecard (BSC), dos professores Robert Kaplan e David Norton. Entretanto, por mais completo e eficiente que seja, o BSC ainda carece de algo cada vez mais importante para a competitividade dos negócios: velocidade. Por mais completos que sejam, os relatórios proporcionados pelo BSC demoram dias para serem concluídos. Mas há quem esteja disposto a solucionar esse problema.

Nesta semana, a IBM está realizando mais uma edição do congresso Information On Demand (IOD 2009), que reúne mais de 7 mil pessoas - entre clientes, parceiros, fornecedores, funcionários e imprensa - no amplo centro de convenções do Hotel Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA). No evento, a empresa apresentou várias soluções cuja finalidade é facilitar (e qualificar) o processo de tomada de decisão. Pois uma dessas soluções tem tudo a ver com o BSC: trata-se do "stream computing", uma tecnologia que permite aos gestores monitorarem os sinais vitais das suas companhias em tempo real.

"Como seria se as operadoras de planos de saúde pudessem detectar, em uma fração de segundo, o início de uma epidemia? E se um banco pudesse ser alertado no exato instante em que um cliente deixa de dar lucro e passa a dar prejuízo - sem ter de esperar pelo relatório trimestral do setor financeiro? É isso que estamos levando ao mercado", explica Jeff Jonas, cientista-chefe da IBM para a área de software. Ele conta que, com o "stream computing", as empresas conseguem responder com mais rapidez a qualquer desvio de rota nos seus planejamentos estratégicos.

Um modelo-piloto desse conceito vem sendo utilizado para monitorar o trânsito em grandes cidades americanas. Câmeras colocadas em avenidas importantes detectam alterações na movimentação dos veículos e, com base em modelagens estatísticas, geram uma resposta automática que altera o ritmo dos semáforos - até o ponto em que o congestionamento se esvai. De certa forma, a IBM quer que as empresas passem pelo mesmo processo ao adotar o stream computing como uma ferramenta de apoio à gestão.

O dado curioso é que essa solução nasceu dentro de um dos cassinos de Las Vegas. Jeff Jonas, que vive na cidade, conta que começou a criar soluções nessa área há muito tempo, numa tentativa de acelerar o tempo de reação a fraudadores, contadores de cartas e outros trapaceadores dos jogos de azar. "Hoje, nós temos condições de saber em tempo real quais são as bancas que estão prestes a quebrar, se a movimentação está boa, etc.", recorda.

Nenhum comentário: