O gerente de vendas e escritor, Oscar Schild (São Leopoldo-RS), diz que as empresas não podem valorizar somente os bons compradores. Existem diversos tipos de clientes, que são classificados pelo seu potencial de compra. “20% dos clientes compram 80% dos produtos”, frisa. Segundo ele, muitos focam somente nos bons clientes e esquecem dos outros. “Alguns são clientes ruins, sem volume de compra, maus pagadores, mas deve-se analisar muito bem antes de descartá-los. Cliente ruim deve ir para a concorrência, mas podemos transformar um cliente ruim em bom: basta ter paciência e tempo, afirma.
Desinteresse pelo cliente;
Falta de cortesia;
Fala decorada;
Vendedores arrogantes;
Não saber gerenciar um clima agradável, entre outros.
“Um dos grandes motivos é desinteresse pelo cliente. Quando uma loja está cheia, por exemplo, os profissionais não conseguem dar atenção a todos,, e com certeza algum cliente sempre sai descontente”, aponta.
TÊNUE – Outro ponto citado por
“Esta é uma técnica ultrajante e irritante, tanto para o cliente como para o vendedor. Quem está comprando tem todo o tempo, que quiser, para analisar o produto, sem precisar se submeter ao tempo que
Schild aponta que o bom atendimento garante a satisfação do cliente, enfatizando que o pior deslize que um lojista pode cometer, sem dúvida, é oferecer um atendimento que deixe a desejar. “Digo sempre que 50% de uma venda está feita quando o cliente entra na loja, com raras exceções: os outros 50% dependem da estrutura da mesma”, destaca.
“Todo o trabalho de encantar e cativar clientes é um fio muito tênue, que divide a satisfação, por isso precisamos prestar atenção aos mínimos detalhes”.
COMO PERDER UM CLIENTE:
- Atendimento rium;
- Vendedor empurra um produto para o cliente;
- Sistema de logística apresenta problemas;
- Cobrança é inflexível, sem jogo de cintura para negociações;
- Vendedores internos não têm qualificação e conhecimento do público e do mercado;
- Ambiente da loja é escuro ou pesado;
- Mix de produtos não pussui todos os tamanhos e modelos;
- Há demora na solução de problemas (reclamação, garantia, troca);
- Há falta de pós-venda (saber como o cliente está em relação ao produto adquirido);
- Preço elevado;
- Prazos pequenos.
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